sábado, setembro 25, 2010

Os Contos de Fadas: enfim, o relançamento!!


Pessoas queridas,

Quem acompanha este blog conhece as pesquisas que desenvolvo a par das atividades como escritora. Os resultados desse trabalho surgem aqui e ali por meio de palestras, cursos, artigos e alguma ação no campo da mediação e do incentivo à leitura, principalmente entre os adolescentes.

Anos atrás, a pesquisa que fiz sobre contos de fadas, que rendeu alguns cursos e palestras, foi transformada num livro independente, divulgado apenas neste blog e por meio de boca-a-boca entre meus amigos e alunos. Agora, por meio da Coleção Saber de Tudo, publicada pela Editora Claridade (um selo da Nova Alexandria, de São Paulo), o livro Os Contos de fadas: origens, história e permanência no mundo moderno chega enfim a uma edição comercial, que será lançada, com muito orgulho, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Comigo estará o editor da coleção, o pesquisador de folclore Marco Haurélio, lançando seu livro Breve História da Literatura de Cordel, também de grande interesse para quem curte contos de fadas e literatura fantástica.

Esta semana começarei a enviar os convites, via e-mail ou orkut. Aqui, porém, deixo as datas e locais do lançamento, bem como o release dos dois livros preparados pela editora, pedindo uma força a todos no sentido de divulgá-los o máximo possível.

E aos paulistanos e cariocas - nem preciso dizer - conto com vocês lá!

Lançamento em Sampa:
5 de outubro de 2010 (terça-feira), das 18:30 às 21:30
Livraria Martins Fontes - Av. Paulista 509 - Cerqueira César (próximo ao Metrô Brigadeiro)

Lançamento no Rio:
21 de outubro de 2010 (quinta-feira), das 17:30 às 20:00
Livraria da Travessa - R. 7 de Setembro 54 - Centro

Abraços a todos!

Ana

sexta-feira, setembro 10, 2010

Na Travessia

Procurando um lugar na barca, percebi, na bolsa de uma passageira, um brilho verde fosforescente. Atravessava a trama do tecido, como se ela houvesse capturado um vagalume. Fechei os olhos antes de chegar mais perto e descobrir que se tratava de algum badulaque de metal. Para que, tão cedo, um choque de realidade?

Então, achei um lugar vazio entre uma janela e um idoso que lia um texto fotocopiado. Peguei meu caderno, querendo espremer ao menos algumas palavras no tempo da travessia, mas antes de começar não resisti a dar uma olhada por sobre o braço do vizinho. Seriíssimo, ele lia sobre as catástrofes que nos aguardam no Dia do Arrebatamento, quando os justos serão separados dos pecadores. Suspirei e voltei ao meu livro inacabado de fantasia, sabendo que o senso comum me vê da mesma forma que a esse senhor.

Dois malucos.